quinta-feira, 21 de abril de 2011

Entendendo um pouco da minha obra

Bom dia a todos. Esta semana está muito corrida pois com o verão chegando, e as chuvas parando, surge a necessidade de se estruturar a equipe pra continuar os trabalhos a todo vapor.
A meta para o ano é entregar 54Km com a primeira camada de asfalto concluida, tarefa nada fácil. Mas com a permissão de Deus conseguiremos atingir esta meta e muito mais, pois sei que ele me enviou pra cá com um proposito.
O dia-a-dia no gerenciamento de obra é ser organizado e planejar!
Com todas as dificuldades impostas, (pois em Angola tudo é muito difícil), cabe a nós gerenciadores tomar as melhores decisões para se ter um produto final de qualidade. Uma vez que esta  é a obra mais importante dessa nova empresa, com apenas 4anos no mercado, se bem executada não faltará serviço para a empresa. Para se ter a dimensão da importância, este trecho liga duas grandes cidades de Angola, Lubango e Benguela. Benguela é uma cidade portuaria proxima a Lobito, outra grande cidade, e Lubango uma cidade que se liga a Namibe, importante cidade próxima a fronteira com a Namibia, outro país africano. Pelo que percebemos o escoamento de mercadoria é enorme e com um grande fluxo de caminhões pesados, exigindo mais ainda da empresa um resultado com qualidade para acomodar tamanho trafego.
Bem, venho a vocês posteriormente conversar sobre meu dia. Deixo um abraço a todos.

domingo, 17 de abril de 2011

Depois de dias ...estou de volta

Olá amigos, o meu temporário abandono do blog foi devido a falta de um pc. O que a empresa havia me oferecido quebrou e tive q fazer pedido de um novo...q ainda não chegou!  Temporariamente estou com um pc de um outro engenheiro, mas vamos lá....
Este mês de Abril esta sendo muito massa por vários acontecimentos. Viajei de volta para minha obra fixa, próxima a  Lubango. Cheguei e em poucos dias tive que pegar um conhecimento geral de tudo que acontece e como acontece para  assumir a obra e fazer com que ela caminhe dentro do planejado pois o Eng. Manoel (Responsável pela obra) esta curtindo suas merecidas férias no Brasil.
Meu dia esta bem puxado...acordo às 6h e fico até umas 20:30h no batente...Não é fácil ter muitas tarefas pois isso acarreta em muitas preocupações numa obra, tais como, disponibilidade de equipamento, manutenção, pessoal, material pra obra e etc. Uma coisa é certa, quando se tem Deus e força de vontade nada é impossível! Devido as férias do Engenheiro residente ter sido logo após minha chegada a obra tive q me familiarizar bem com toda a equipe que me auxilia em muita coisa e juntos fazemos acontecer. (Uma experiência e tanto, já q nunca havia trabalhado em obras antes.)
Em uma semana de obra como engenheiro residente tiro também como um grande aprendizado a interação que deve se ter com o campo e com escritorio, pois ambos trabalham juntos na parte de controle, pedidos e etc.
Amanhã iniciara mais uma semana, e se Deus permitir será ótimo em todos os aspectos dessa meta que venho a cumprir.
Deixo um recado que sempre busquem seus sonhos, traçando metas e numerando prioridades. Deixo um forte abraço e ate a próxima!