terça-feira, 31 de maio de 2011

Um pouco de história de Angola

Olá amigos. A programação da empresa, como já havia dito, com várias obras é muito dinâmica, assim aconteceu comigo. Na Chegada em Luanda na quinta-feira (26-05) após o contato do meu supervisor fui encaminhado para outra obra da Engevia que fica em Andulo, cidade distante 1h de voô da capital, uma vez que estou locado na obra de Lubango.
Falando um pouco da obra, o trecho encontra-se hoje totalmente asfaltado trabalhando somente na execução de quatro pontes e nos dispositivos de drenagem tais como meio-fio, linha d´água e descidas d´água. Tais pontes foram destruídas por razão da guerra civil acontecida na região, que falarei em seguida.
Andulo esta localizado na Provincia de Bié onde a guerra foi mais intensa em Angola. O município que mais sofreu com a guerra foi o Kuito à 120Km de Andulo, passando por lá visualizei muitos prédios reformados e reconstruídos para reerguer tal cidade, mesmo assim ainda existem prédios que sofreram ataque durante a guerra, por exemplo na imagem seguinte, onde é um antigo moinho.
No trajeto de Kuito para Andulo encontra-se tanques de guerra destruídos por minas anti-tanque no bordo da estrada.
O município de Andulo esta à 1700m de altitude do nível do mar tornando a cidade muito fria durante a noite, e com o cessar das chuvas a umidade fica baixa provocando variações significativas de temperatura do dia pra noite. Com a vegetação seca se podem ver vários pontos de queimadas no território, e questionei o porquê das queimadas e me foi respondido que é pra facilitar a caça dos nativos da região.
Antes da guerra, na região tinha muito animais selvagens tais como, leões, elefantes e outros mais. Segundo relato dos brasileiros na empresa, no rio Cutato que esta sendo executada uma ponte se pode ver hipopótamo no mesmo, não registrei ainda a presença deles no local, mas assim que tiver foto, postarei.
Bom pessoal, por hj é só. Vou deixando aqui meu relato cada vez mais fascinado com esse povo e esse país que se chama Angola.
Até a próxima!

sábado, 28 de maio de 2011

Reflexão e Perspectiva dos primeiros meses em Angola

Já se passaram 3 meses trabalhando pela Engevia aqui na Angola, a mesma é mais uma das muitas empresas neste país ligada ao ramo da construção rodoviária.
Falando um pouco da empresa, ela está, atualmente, com 5 obras rodoviárias localizadas em Lubango, Muxaluando, Caxito, Andulo e Kalandula, e com um estaleiro central para suporte de todas as obras localizado em Luanda. Por ser nova no mercado ela se encontra numa ascensão constante, uma empresa de pequeno a médio porte... Este ano dobrou o número de brasileiros na empresa tendo como referência o ano de 2010 ocasionando melhoria em todos os setores da empresa. Vejo que ainda falta bastante coisa para a empresa funcionar 100%, mas com a dedicação de todos esses desafios serão superados e a empresa elevará mais e mais o nível e qualidade em suas obras.
Quando foi me feito o convite pra trabalhar em Angola pensei logo na oportunidade de crescimento profissional, e principalmente, por ser na área de infraestrutura a qual gosto bastante. Aprender a gerenciar uma obra, entender os métodos executivos, relacionamento com profissionais da área executiva, vim com tudo isso na cabeça quando parti de Natal para esse novo desafio. Entretanto, nesses 90 dias de trabalho em Angola vi que gerenciamento de obra é muito complexo tendo que ser de tudo um pouco e bom no que se faz. Para a contratação de mão-de-obra nacional, há uma enorme dificuldade de encontrar uma pessoa boa, profissionalmente qualificada. No quesito aquisição de suprimentos o país deixa a desejar bastante se tendo que rodar todo o país para se encontrar uma peça ou material mais complexo. Já no relacionamento profissional com os demais brasileiros da empresa percebo que se tem uma ajuda mútua, pois todos estão em Angola com o mesmo objetivo e sabemos que se o conjunto trabalha bem o produto sai com qualidade, e principalmente, a produção da obra aumenta.
Diante desses desafios propostos pela empresa, estarei amanhã indo pra obra de Andulo assumir a mesma enquanto meu colega engenheiro tira as ferias em Natal retornando de hoje à 10dias. Não sei bem como se encontra a mesma, mas assim que visualizar a situação e os serviços que estam sendo executados passarei informações pra vocês amigos. O mais importante de conhecer outras obras é a experiência que se adquire com a particularidade de cada uma.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Férias

Amigos, estou de volta ao blog e para começar vou falar das minhas férias...
No dia 10/05 viajei para o Brasil, para os braços da minha amada esposa e não paramos um segundo em casa. Tentei aproveitar ao máximo minhas "curtas" férias, antecipadas por causa de problemas com o meu visto ordinário...Pra começar fomos ao melhor interior do mundo Riacho da Cruz ver meus pais, pois na minha partida pra Angola não havia me despedido deles e fui contar da experiencia inicial de Angola. Em seguida, fomos pra um resort pra termos um descanso de toda essa rotina puxada, dias otimos. Em Natal revi amigos, familiares, fiz um churrasco para reunir o pessoal e faze-los provar da cachaça que havia levado da Angola. Foi muito rever todos! Dia 26/05 retornei pra Angola para retomar os trabalhos. Estou na capital Luanda esperando ser transferido para obra em Andulo (Cidade próxima) onde ficarei tirando as férias de outro eng. que está em Natal agora.
Deixei e trouxe muita saudade, pois bom mesmo é estar em casa.