sábado, 28 de maio de 2011

Reflexão e Perspectiva dos primeiros meses em Angola

Já se passaram 3 meses trabalhando pela Engevia aqui na Angola, a mesma é mais uma das muitas empresas neste país ligada ao ramo da construção rodoviária.
Falando um pouco da empresa, ela está, atualmente, com 5 obras rodoviárias localizadas em Lubango, Muxaluando, Caxito, Andulo e Kalandula, e com um estaleiro central para suporte de todas as obras localizado em Luanda. Por ser nova no mercado ela se encontra numa ascensão constante, uma empresa de pequeno a médio porte... Este ano dobrou o número de brasileiros na empresa tendo como referência o ano de 2010 ocasionando melhoria em todos os setores da empresa. Vejo que ainda falta bastante coisa para a empresa funcionar 100%, mas com a dedicação de todos esses desafios serão superados e a empresa elevará mais e mais o nível e qualidade em suas obras.
Quando foi me feito o convite pra trabalhar em Angola pensei logo na oportunidade de crescimento profissional, e principalmente, por ser na área de infraestrutura a qual gosto bastante. Aprender a gerenciar uma obra, entender os métodos executivos, relacionamento com profissionais da área executiva, vim com tudo isso na cabeça quando parti de Natal para esse novo desafio. Entretanto, nesses 90 dias de trabalho em Angola vi que gerenciamento de obra é muito complexo tendo que ser de tudo um pouco e bom no que se faz. Para a contratação de mão-de-obra nacional, há uma enorme dificuldade de encontrar uma pessoa boa, profissionalmente qualificada. No quesito aquisição de suprimentos o país deixa a desejar bastante se tendo que rodar todo o país para se encontrar uma peça ou material mais complexo. Já no relacionamento profissional com os demais brasileiros da empresa percebo que se tem uma ajuda mútua, pois todos estão em Angola com o mesmo objetivo e sabemos que se o conjunto trabalha bem o produto sai com qualidade, e principalmente, a produção da obra aumenta.
Diante desses desafios propostos pela empresa, estarei amanhã indo pra obra de Andulo assumir a mesma enquanto meu colega engenheiro tira as ferias em Natal retornando de hoje à 10dias. Não sei bem como se encontra a mesma, mas assim que visualizar a situação e os serviços que estam sendo executados passarei informações pra vocês amigos. O mais importante de conhecer outras obras é a experiência que se adquire com a particularidade de cada uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário