domingo, 17 de julho de 2011

Viagem de Lubango à Namibe-cidades angolanas-1ª parte

Bom dia amigos. Viajei a trabalho  na quinta-feira e retornei ontem (sábado) e conheci mais um lugar incrivel de Angola.
A viagem começou saindo do estaleiro da obra seguindo pra Lubango onde almoçamos. O restaurante Kimbo do Soba  era repleto de animais exóticos da fauna do país. Ai está algumas fotos dos animais vistos por lá e fotografados por mim:





a sensação dos animais de lá era o Tico(chimpanzé) na foto acima.

Após a refeição seguimos viagem subindo a serra da Chela indo em direção á serra da Leba. A ultima é uma das maravilhas da natureza que o país tem a oferecer, muito bonito mesmo, e agregada esta uma outra maravilha da engenharia rodoviaria que é a estrada que transpõe a serra. Vejam algumas fotos de final de tarde da mesma:


Inicio da descida da serra da Leba-paredões rochosos enormes.

Curvas fechadas da serra Leba.

A estrutura rodoviária implantada nessa maravilhosa obra.

Carros subindo para a serra em busca de Lubango.


Final de tarde descendo a serra....imagens incriveis.

No inicio da descida da serra, eu já estava procurando o final da descida...e claro admirando o visual ímpar.

Vales enormes...muito cuidado na descida.


Uma vista panorâmica após ter passado pela serra da Leba. Ao fundo a serra da Leba com o aparecer da Lua cheia.

Posso garantir que é uma das maravilhas da engenharia na serra da Leba.
Tenho mais fotos...postarei depois o restante da viagem e estadia na cidade do Namibe.
Abraço e continua no proximo post......

segunda-feira, 4 de julho de 2011


Olá pessoal, depois de muito trabalho é bom ter um momento de lazer. Nesse final de semana fui com amigos de trabalho a Lobito(cidade litorânea com o maior porto de Angola) uma região bonita e conservada pelos moradores, lá há hotéis e restaurantes bons com diversas ornamentações. O local escolhido foi o Zulu-restaurante a beira mar próximo a entrada do porto de Lobito....
Na foto o engenheiro Manoel e o almoxarife Flávio e eu

Pense num bacalhau bom e bode assado...gostoso

A vista que tinhamos da entrada do porto....bem legal


O barco no meio da rotula em frente ao restaurante...bem bonito e ornamentado. Segundo a historia desse barco diz a placa abaixo:


Uma vista do porto de Lobito...

Em outra rotula um ornamento bem interessante...

Entrada no restaurante....na mesa umas lembracinhas

Vejam so o artesanato local....muito bacana



Na volta pra casa uma parada na beira mar e vejam so o visual!

Esse foi um passeio pra tirar um pouco o stress que em obra sempre se tem....volto depois com mais posts..abraço a todos!!

sábado, 18 de junho de 2011

Detalhes...

Pessoal já estou aqui há quase quatro meses tentando passar um pouco do meu dia a dia e do meu trabalho para vocês  mas percebi que deixo escapar, na maioria das vezes , alguns detalhes interessantes.
Agora estou de volta à Lubango, obra a qual fui encaminhado desde o início junto ao eng. Manoel, quando retornei encontrei a obra já com a terraplenagem sendo executada a todo vapor, execução de sub-base e base, tudo muito bem encaminhado sendo que ate o inicio da semana todos os serviços executados este ano não havia sido feito o pagamento a minha empresa devido ao levantamento de novos quantitativos para se ter quantitativos fixos a serem obedecidos na execução, resolvido isto essa semana tudo esta rodando tranquilamente na obra. Com a execução de base se faz necessario protege-la do trafego de motoristas locais que desrespeitam a a sinalização de desvios, para tal proteção se é feita a rega (imprimação) com um impermeabilizante de cura média, CM 30, e aplicação de uma camada fina de areia (serviço chamado de "salgar" o CM 30), esse serviço é feito quando a aplicação do pavimento CBUQ não é executada na mesma hora. O trabalho é gratificante na medida em que se começa a absolver toda a parte técnica da obra, execução das camadas de pavimento, liberação de camada pelo laboratorista, execução de obras de arte (bueiros, pontes...) e outras séries de coisas, mas tem horas que a saudade de casa aperta.
Os detalhes que fazem a diferença nessa terra grande de meu Deus são o clima de deserto, praticamente, um frio enorme pela manha e noite e quando o sol aparece é pra esquentar bastante o dia, como saimos as 5h para o trecho tenho que usar duas camisas e uma jaqueta sempre com as mãos no bolso. Cada quarto dos engenheiros é provido de um banheiro pessoal e pronto... é nosso cantinho particular, nos demais blocos de alojamentos se tem um refeitorio. Os blocos são divididos sendo um dos engenheiros, um dos encarregados, um de operadores e outro de peões, todos brasileiros.
Quanto a alimentação, procuramos sempre coisas do nosso gosto, que com um pouco de dificuldade se encontra, ensinamos como gostamos para ficar muito proxima da nossa comida.
Bom, meu intuito é deixar vcs sempre informados dessa minha aventura pela Angola. Espero que gostem.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Parabéns aos aniversariantes do dia

Bem quero desejar meus parabéns por mais um ano de conquista e realizações por vocês:

  • Bruno Rêgo (Irmão)
  • Leonardo Gomes (Primo)
  • Carol Macedo (Cunhada)
À Vocês desejo que Deus continue guiando e iluminando vossos caminhos.
Deixo um abraço a todos.
Felicidades, Saúde e Paz

Obra de Andulo - Serviços executados

Tudo bom amigos?
Minha semana foi de muito trabalho junto a obra. Na obra de Andulo, a qual estou instalado momentaneamente, com toda a parte de pavimentação concluída, hoje estamos executando as obras de arte, tais como:

  • Pontes
  • Meio-fios com linha d´água
  • Descidas d´água
Sendo 4(quatro) pontes sendo executadas simultaneamente, são obras complexas já fazendo um mês em que as chuvas cessaram, os rios ainda continuam com um nível alto o que dificulta os trabalhos. A obra tem uma equipe muito boa desde os marceneiros aos encarregados de ponte, ferragem e ect.
Com a equipe toda a entrosada basta gerenciar o fornecimento de material pra tais serviços não pararem.
Abraço a todos e retorno em breve com mais posts.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Um pouco de história de Angola

Olá amigos. A programação da empresa, como já havia dito, com várias obras é muito dinâmica, assim aconteceu comigo. Na Chegada em Luanda na quinta-feira (26-05) após o contato do meu supervisor fui encaminhado para outra obra da Engevia que fica em Andulo, cidade distante 1h de voô da capital, uma vez que estou locado na obra de Lubango.
Falando um pouco da obra, o trecho encontra-se hoje totalmente asfaltado trabalhando somente na execução de quatro pontes e nos dispositivos de drenagem tais como meio-fio, linha d´água e descidas d´água. Tais pontes foram destruídas por razão da guerra civil acontecida na região, que falarei em seguida.
Andulo esta localizado na Provincia de Bié onde a guerra foi mais intensa em Angola. O município que mais sofreu com a guerra foi o Kuito à 120Km de Andulo, passando por lá visualizei muitos prédios reformados e reconstruídos para reerguer tal cidade, mesmo assim ainda existem prédios que sofreram ataque durante a guerra, por exemplo na imagem seguinte, onde é um antigo moinho.
No trajeto de Kuito para Andulo encontra-se tanques de guerra destruídos por minas anti-tanque no bordo da estrada.
O município de Andulo esta à 1700m de altitude do nível do mar tornando a cidade muito fria durante a noite, e com o cessar das chuvas a umidade fica baixa provocando variações significativas de temperatura do dia pra noite. Com a vegetação seca se podem ver vários pontos de queimadas no território, e questionei o porquê das queimadas e me foi respondido que é pra facilitar a caça dos nativos da região.
Antes da guerra, na região tinha muito animais selvagens tais como, leões, elefantes e outros mais. Segundo relato dos brasileiros na empresa, no rio Cutato que esta sendo executada uma ponte se pode ver hipopótamo no mesmo, não registrei ainda a presença deles no local, mas assim que tiver foto, postarei.
Bom pessoal, por hj é só. Vou deixando aqui meu relato cada vez mais fascinado com esse povo e esse país que se chama Angola.
Até a próxima!

sábado, 28 de maio de 2011

Reflexão e Perspectiva dos primeiros meses em Angola

Já se passaram 3 meses trabalhando pela Engevia aqui na Angola, a mesma é mais uma das muitas empresas neste país ligada ao ramo da construção rodoviária.
Falando um pouco da empresa, ela está, atualmente, com 5 obras rodoviárias localizadas em Lubango, Muxaluando, Caxito, Andulo e Kalandula, e com um estaleiro central para suporte de todas as obras localizado em Luanda. Por ser nova no mercado ela se encontra numa ascensão constante, uma empresa de pequeno a médio porte... Este ano dobrou o número de brasileiros na empresa tendo como referência o ano de 2010 ocasionando melhoria em todos os setores da empresa. Vejo que ainda falta bastante coisa para a empresa funcionar 100%, mas com a dedicação de todos esses desafios serão superados e a empresa elevará mais e mais o nível e qualidade em suas obras.
Quando foi me feito o convite pra trabalhar em Angola pensei logo na oportunidade de crescimento profissional, e principalmente, por ser na área de infraestrutura a qual gosto bastante. Aprender a gerenciar uma obra, entender os métodos executivos, relacionamento com profissionais da área executiva, vim com tudo isso na cabeça quando parti de Natal para esse novo desafio. Entretanto, nesses 90 dias de trabalho em Angola vi que gerenciamento de obra é muito complexo tendo que ser de tudo um pouco e bom no que se faz. Para a contratação de mão-de-obra nacional, há uma enorme dificuldade de encontrar uma pessoa boa, profissionalmente qualificada. No quesito aquisição de suprimentos o país deixa a desejar bastante se tendo que rodar todo o país para se encontrar uma peça ou material mais complexo. Já no relacionamento profissional com os demais brasileiros da empresa percebo que se tem uma ajuda mútua, pois todos estão em Angola com o mesmo objetivo e sabemos que se o conjunto trabalha bem o produto sai com qualidade, e principalmente, a produção da obra aumenta.
Diante desses desafios propostos pela empresa, estarei amanhã indo pra obra de Andulo assumir a mesma enquanto meu colega engenheiro tira as ferias em Natal retornando de hoje à 10dias. Não sei bem como se encontra a mesma, mas assim que visualizar a situação e os serviços que estam sendo executados passarei informações pra vocês amigos. O mais importante de conhecer outras obras é a experiência que se adquire com a particularidade de cada uma.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Férias

Amigos, estou de volta ao blog e para começar vou falar das minhas férias...
No dia 10/05 viajei para o Brasil, para os braços da minha amada esposa e não paramos um segundo em casa. Tentei aproveitar ao máximo minhas "curtas" férias, antecipadas por causa de problemas com o meu visto ordinário...Pra começar fomos ao melhor interior do mundo Riacho da Cruz ver meus pais, pois na minha partida pra Angola não havia me despedido deles e fui contar da experiencia inicial de Angola. Em seguida, fomos pra um resort pra termos um descanso de toda essa rotina puxada, dias otimos. Em Natal revi amigos, familiares, fiz um churrasco para reunir o pessoal e faze-los provar da cachaça que havia levado da Angola. Foi muito rever todos! Dia 26/05 retornei pra Angola para retomar os trabalhos. Estou na capital Luanda esperando ser transferido para obra em Andulo (Cidade próxima) onde ficarei tirando as férias de outro eng. que está em Natal agora.
Deixei e trouxe muita saudade, pois bom mesmo é estar em casa.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Entendendo um pouco da minha obra

Bom dia a todos. Esta semana está muito corrida pois com o verão chegando, e as chuvas parando, surge a necessidade de se estruturar a equipe pra continuar os trabalhos a todo vapor.
A meta para o ano é entregar 54Km com a primeira camada de asfalto concluida, tarefa nada fácil. Mas com a permissão de Deus conseguiremos atingir esta meta e muito mais, pois sei que ele me enviou pra cá com um proposito.
O dia-a-dia no gerenciamento de obra é ser organizado e planejar!
Com todas as dificuldades impostas, (pois em Angola tudo é muito difícil), cabe a nós gerenciadores tomar as melhores decisões para se ter um produto final de qualidade. Uma vez que esta  é a obra mais importante dessa nova empresa, com apenas 4anos no mercado, se bem executada não faltará serviço para a empresa. Para se ter a dimensão da importância, este trecho liga duas grandes cidades de Angola, Lubango e Benguela. Benguela é uma cidade portuaria proxima a Lobito, outra grande cidade, e Lubango uma cidade que se liga a Namibe, importante cidade próxima a fronteira com a Namibia, outro país africano. Pelo que percebemos o escoamento de mercadoria é enorme e com um grande fluxo de caminhões pesados, exigindo mais ainda da empresa um resultado com qualidade para acomodar tamanho trafego.
Bem, venho a vocês posteriormente conversar sobre meu dia. Deixo um abraço a todos.

domingo, 17 de abril de 2011

Depois de dias ...estou de volta

Olá amigos, o meu temporário abandono do blog foi devido a falta de um pc. O que a empresa havia me oferecido quebrou e tive q fazer pedido de um novo...q ainda não chegou!  Temporariamente estou com um pc de um outro engenheiro, mas vamos lá....
Este mês de Abril esta sendo muito massa por vários acontecimentos. Viajei de volta para minha obra fixa, próxima a  Lubango. Cheguei e em poucos dias tive que pegar um conhecimento geral de tudo que acontece e como acontece para  assumir a obra e fazer com que ela caminhe dentro do planejado pois o Eng. Manoel (Responsável pela obra) esta curtindo suas merecidas férias no Brasil.
Meu dia esta bem puxado...acordo às 6h e fico até umas 20:30h no batente...Não é fácil ter muitas tarefas pois isso acarreta em muitas preocupações numa obra, tais como, disponibilidade de equipamento, manutenção, pessoal, material pra obra e etc. Uma coisa é certa, quando se tem Deus e força de vontade nada é impossível! Devido as férias do Engenheiro residente ter sido logo após minha chegada a obra tive q me familiarizar bem com toda a equipe que me auxilia em muita coisa e juntos fazemos acontecer. (Uma experiência e tanto, já q nunca havia trabalhado em obras antes.)
Em uma semana de obra como engenheiro residente tiro também como um grande aprendizado a interação que deve se ter com o campo e com escritorio, pois ambos trabalham juntos na parte de controle, pedidos e etc.
Amanhã iniciara mais uma semana, e se Deus permitir será ótimo em todos os aspectos dessa meta que venho a cumprir.
Deixo um recado que sempre busquem seus sonhos, traçando metas e numerando prioridades. Deixo um forte abraço e ate a próxima!

domingo, 13 de março de 2011

O que se fazer por aqui!

Olá amigos,
Estou voltando pra comentar um pouco sobre o meu fds.
Como já havia comentado no post anterior, fiz uma viagem longa, por isso, estava merecendo um descanço. Acordei tarde no sábado e domingo, e assim consegui recuperar as energias. Com os meus três companheiros de alojamento aproveitamos também  para assistir filme, jogar video game, conversar sobre o trabalho e uma biritadazinha regada com cerveja e camarão(muito bom). Nesta segunda, começarei os trabalhos direcionados a adequação do projeto executivo da obra, trecho que liga a provincia de Kalandula à Massango.( Não vejo a hora de começar a botar a mão na massa).
A saudade de vocês, amigos, é o que me fortalece aqui no intuito de mostrar o meu melhor e mostrar que todos nós podemos....basta aproveitar as oportunidades que surgem.
Bom, por enquanto é isso... vou indo trabalhar mas antes quero deixar um forte abraço em todos e fiquem com Deus.

sábado, 12 de março de 2011

Mais mudanças...

Bom dia a todos.
Depois de alguns dias sem contato estou iniciando meu dia postando o que vem acontecendo comigo neste país rico de cultura.
Bem, como minha última postagem foi antes do carnaval, deixa eu falar um pouco do que aproveitei nesses dias. No próprio estaleiro, eu,os engenheiros e outros brasileiros, confraternizamos com  uma pequena comemoração com cerveja e tira-gosto e assistindo muito DVD (antigo). Foi uma brincadeira leve. Em uma das noites fui conhecer a cidade de Lubango, grande e bonita, com alguns locais de elevado requinte. Conheci o shopping, um cassino e uma boate...Muito interessante. Posso resumir meu carnaval como "bonzim".
Os trabalhos retornaram na obra na quarta-feira, onde fui com o engenheiro Manoel, responsável pela mesma, conhecer tudo...É um trecho bastante complexo com corte em rocha, uma série de bueiros e pontes, uma obra rica em conhecimentos. Quando estava começando a me familiarizar com tudo tive q ser transferido pra obra em Kalandula (devido a alguns emprevistos de ordem técnica da empresa), um trecho extenso e de muita movimentação de terra, será um bom começo atuar nesta.
Ontem fiz mais uma viagem longa que durou 15h de volta a Kalandula, graças a Deus uma viagem tranquila com poucas paradas para abastecimento. Estou em Kalandula agora esperando passar o fds para começar os trabalhos..
Abraço a todos.

domingo, 6 de março de 2011

Cheguei no meu local de trabalho...

Olá pessoal, pra começo de conversa quero pedir desculpas por não haver postado ontem no blog, mas a seguir será explicado o por que?
Na sexta-feira tivemos uma visita dos fiscais, juntamente, com a imprensa angolana mostrando o andamento da obra de Kalandula e isso durou a manhã inteira. No retorno pro estaleiro da mesma obra, almoçamos e iniciamos uma viagem de aproximadamente 14h. Na descida da serra saindo de Kalandula, que pode se ter uma idéia na foto a seguir,
, como podem perceber é uma estrada estreita e fechada por mata alta. Todo cuidado é pouco!
Uma viagem muito longa onde conforto definitivamente não existia. Seguindo viagem, passamos por uma cidade castigada pela guerra civil onde havia muitas marcas de tiros nas paredes, casas destruídas e  um forte construído neste período,  fotografei parar tentar mostrar pra vocês, mas como já estava anoitecendo ficou díficil ter uma imagem boa do Forte.
O caminho marcado por um relevo bastante irregular, e no meio do caminho uma formação do relevo muito conhecida por nós, o Pico do Cabugi, vejam só a semelhança a seguir:




parecido, não?
Demos uma parada depois de oito horas de viagem quando chegamos a Huambo por volta das 20h, metade do caminho, para jantarmos. Decidimos então continuar a viagem. A qualidade das estradas são ótimas, quando asfaltadas. Dois trechos que pegamos em particular foram os piores e mais desconfortáveis nesta viagem... em barro e por estar em período de chuvas na região, as estradas estavam muito castigadas.
Era por volta das 5h da manhã quando chegamos no estaleiro da empresa, próximo a a cidade de Cacula.
Muito cansado e extremamente exausto, fui descansar.
Ontem, sábado, passei o dia em confraternização com o pessoal da empresa no Estaleiro.
Amigos, venho com outras postagens a medida da vivência neste país de muitas riquezas.
Abraço

quinta-feira, 3 de março de 2011

Estaleiro da obra de Kalandula em pleno Nevoeiro cedinho

quarta e quinta-feira tranquilas...

Boa noite amigos,
Nesses dois últimos dias foi mais pra entender como é feito o trabalho na empresa. Pela manhã visitamos a obra em campo e a tarde passamos em reunião fazendo o fechamento da medição...como não é a obra onde vou ficar de vez, estou somente acompanhando.
Dá pra se ver ao longo do projeto muitas Comunas (vilarejos) umas casinhas feitas de tijolo cru mas de uma forma bastante organizada. Lá o povo cria varios animais como galinhas, patos, porcos e bodes q ficam tomando sol no meio da estrada (é ilário, não estão nem ae para os carros).

Pois bem pessoal, estou com viagem marcada pra amanha pela manhã....13 horas de estrada me esperam até o meu destino final que é Lubango...então até o próximo contato.
Abraço

quarta-feira, 2 de março de 2011

Saindo de Luanda...chegando em Kalandula

Bem pessoal o dia da terça começou cedo. Às 7h da manha(horario local) já me encontrava no Estaleiro Central da empresa para seguir viagem para Kalandula. Devido ao atraso na saída acasionado pela instalação do som no carro saímos lá pras 10h...uma viagem tranquila, ótimas estradas. Pude observar durante o trajeto que o país encontra-se em um "Boom" construtivo, gruas e maquinario pesado trabalhando a todo vapor. Fui observando também a vegetação local...árvores do caule enorme e altas...uma beleza! Após almoçarmos num restaurante no caminho seguimos o trajeto final até chegar em Kalandula, cidade pacata, pouco desenvolvida, mas com um revelo muito bonito...tendo cachoeiras enormes o qual se avistava de longe, procurar no youtube por "Quedas de Kalandula, Angola", bonito de se ver. Não visite ainda, mas pretendo. Como a cidade é serrana, a subida é de dar medo, trechos estreitos, abismos enormes, com tráfego de caminhões extensos....uma aventura. A noite teve muita chuva com raios e trovões, com uma noite de sono tranquila. Boa noite caros amigos e volterei em breve para novas postagens.

terça-feira, 1 de março de 2011

Primeiro olhar sobre a Angola...

Olá amigos...

Depois de quase 24 horas viajando...cheguei na Angola!
Acompanhado do meu companheiro de viagem e também engenheiro Acácio Rêgo descemos em Luanda, capital da Angola e fomos muito bem recebidos por dois brasileiros residentes aqui.
A primeira impressão foi boa... O clima está agradável só que ainda não deu pra conhecer e ver muita coisa por aqui...
Ficamos hospedados em um hotel e tivemos um dia de reuniões com a equipe da empresa para decidirmos onde ficaríamos alojados...Ficou acertado que eu iria com outro Engenheiro para a cidade de Lubango, que fica no sul do País, distante quase 1.000 Km de onde estamos . Acácio ficará por aqui acompanhado de outro engenheiro...Bom, chegou a hora de nos separarmos...
Quando tiver tempo de voltar por aqui conto da viagem para Lubango, que deve durar uns três dias...

Abraços

Angola ai vou eu...

Depois de quase 50 dias após a contratação e depois de receber um e-mail informando que só iria viajar após o carnaval fui pego de surpresa e comecei a arrumar as malas para embarcar pra ( o que eu acho ser) a maior aventura da minha vida...
Muitos sentimentos me vem a mente...ansiedade, nervosismo, saudade e porque não dizer medo!
Sei as coisas boas que estou deixando para trás, mas estou confiante e animado...Espero que tudo corra bem e que Nathália não me impeça de entrar naquele avião...

PS: A foto de fundo no blog é a Serra da Leba, uma das grandes maravilhas do planalto da Huila, no Lubango, Angola. Famosa pela sua altura e pela sua arquitetura natural, a serra de leba destaca-se também pela rodovia, construida pelos portugueses no tempo colonial. Esta estrada liga a cidade de Lubango a Namibi.